Automação residencial é o uso da tecnologia para facilitar e tornar automáticas algumas tarefas habituais do dia-a-dia que em uma casa convencional ficaria a cargo de seus moradores.

Com controladores, temporizadores, sensores de presença ou até um simples toque em um botão do keypad ou do controle remoto é possível acionar cenas ou tarefas pré-programadas, trazendo maior praticidade, segurança, economia e conforto para o morador.

O que se pode automatizar?

Hoje em dia, é possível automatizar todos equipamentos ou dispositivos que possuam um comando de funcionamento, em geral um sinal elétrico ou eletrônico como:

  • Iluminação
  • Áudio e Vídeo
  • Projetor, lift e telão
  • Ar-condicionado
  • Cortinas, Persianas e Toldos
  • Portas e Janelas
  • Irrigação
  • Fontes, Chafariz, Piscina
  • Lareira
  • Portões
  • Temperatura ambiente
  • Entre outros

Aonde podemos ter automação?

A automação pode ser aplicada em vários ambientes ou espaços, sejam eles residenciais, corporativos ou comerciais, tais como:

  • Residencias completas
  • Home Theaters
  • Auditórios
  • Empresas ou escritórios
  • Hospitais
  • Salas de reunião e multimídia
  • Galerias
  • Hotéis
  • Shoppings Centers
  • Condomínios
  • Prédios Comerciais
  • Restaurantes
  • Clínicas
  • Lojas e vitrines

Hoje com sua grande capacidade de integração com vários sistemas, a automação também pode ser aplicada até em prédios inteiros. Em um hotel, por exemplo, pode se controlar desde a iluminação da fachada até cenas pré-programadas por horários ou teclas nos apartamentos.

Exemplos

O usuário pode ajustar cenas diferentes para o mesmo ambiente, de acordo com suas necessidades. Com apenas um toque no keypad, ele aciona as configurações de iluminação salvas para o jardim ou a piscina. Também pode programar eventos em horários previamente determinados, como por exemplo, acionar o motor da piscina ou a irrigação do jardim.

Ao chegar em casa o sensor de presença é ativado e automaticamente a intensidade da luz aumenta, as persianas da sala são abertas e o ar-condicionado ligado. Com um simples toque no controle remoto, o usuário pode acionar a cena do home-theater: a intensidade da luz vagarosamente é reduzida, as cortinas se fecham, o telão desce e o Bluray e o projetor são ligados.

Benefícios

Um projeto de automação residencial é baseado em cinco elementos: economia, simplicidade, conforto, segurança e mobilidade, sendo cada um desses elementos moldados conforme as necessidades e vontades de cada cliente.

  • Economia: A procura por soluções residenciais integradas vem sendo impulsionada pela busca por redução de gastos desnecessários. Com um projeto de automação pode-se economizar energia desligando tomadas de equipamentos em stand-by, como televisores e aparelhos de som, diminuir em até 40% o consumo de luzes com dimerização, além de aumentar em até 10 vezes sua vida útil. Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios econômicos trazidos pela instalação dos sistemas integrados.
  • Simplicidade: Engana-se quem acha que uma casa automatizada é complicada de se interagir. Com o toque de apenas um botão, pode-se preparar todo um ambiente. Por exemplo: baixar a intensidade de todas as luzes, ligar o televisor ou projetor, fechar as cortinas, ligar o DVD ou Blu-Ray Player e o ar condicionado na temperatura desejada. A cena filme está pronta! E ao sair de casa ou ir dormir, pode-se desligar tudo também com apenas um botão, simplificando muito a interação com todos os sistema.
  • Conforto: A automação residencial agrega grandes benefícios às pessoas, aumentando a qualidade de vida para um maior bem estar entre a família e amigos. Com um projeto de automação implementado, não é mais necessário levantar do sofá para apagar luzes, fechar as cortinas ou até irrigar o jardim. Tudo isso pode ser feito a partir de um único controle ao alcance das suas mãos ou até por comandos de voz, além de diversas outras interfaces de comando.
  • Segurança: É possível fazer o controle de acesso, monitoramento e acionamento a distância de toda a sua residência, podendo simular presença em caso de ausência acendendo luzes, ligando som ou abrindo cortinas, tudo pela internet ou com horários pré programados. Receber avisos por email quando a porta for aberta, por exemplo, ou até fechar a alimentação do gás caso haja vazamento. Existe também a função pânico que quando acionada manda um sinal silencioso para o monitoramento em caso de assalto ou seqüestro. Essas são apenas algumas das soluções de segurança possíveis de serem implementadas em uma residência com sistemas integrados.
  • Mobilidade: Gerenciamento e interatividade local ou remota via celular, internet ou telas de mão sensíveis ao toque. De qualquer lugar da casa ou do mundo você controla todos os sistemas. Pode-se, por exemplo, ligar o ar condicionado e a banheira pela internet ao sair do trabalho para quando chegar em casa já estar um clima agradável, com a banheira cheia e na temperatura ideal. Todos estes elementos citados se aliam deixando sua residência muito mais interativa e dinâmica. Passar mais tempo em casa com a família e com os amigos fica mais divertido e prazeroso.

Sustentabilidade

A Autoprojects, através de seus projetos implementam soluções que reduzem significantemente os gastos energéticos, contribuindo assim para o meio ambiente e gerando economia para o cliente. O sistema de automação e gerenciamento energético consiste na interação de equipamentos da mais alta tecnologia que garantem uma atuação na administração de recursos de sua residência ou edifício. Sua aplicação permite a redução do impacto ambiental, alcançando a redução do consumo de energia elétrica e água sem diminuição do conforto.

Principais formas de atuação:

  • Aproveitamento de recursos naturais (utilização de sensores e acionamento temporizado)
  • Controle de iluminação interna com aproveitamento de luz natural (Exemplo: a iluminação será ativada se existir a presença do usuário no local e não incidir luz natural suficiente no nível especificado no projeto. Caso a iluminação natural seja insuficiente o sistema irá habilitar somente o restante para completar a incidência natural.)
  • Controle de temperatura de ambientes e aquecimento de água (Exemplo: A possibilidade de acionamento por horário proporciona controle de temperatura interna. O comando de basculantes para circulação de ar e persianas para bloqueio da luz direta do sol em horários programados podem manter a temperatura interna em valores desejados.)
  • Utilização de água da chuva (Exemplo: a utilização de sensores de chuva pode impedir o acionamento do sistema automático de irrigação. Caso a umidade do solo já esteja em níveis aceitáveis, tanto o acionamento automático quanto o individual da irrigação será bloqueado permitindo economia de água.)
  • Gerenciamento detalhado de consumo e alta interatividade com o usuário (acionamento por eventos)
  • Análise e correção de fatores elétricos (desequilíbrio de fase, fator de potência, taxa de distorção harmônica e corrente de partida)

Hoje o setor responsável por certificar as construções como sustentáveis é o GBC Brasil (Green Building Council Brasil), aonde este utiliza o selo LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design®) como forma de avaliar se uma edificação obtém os requisitos mínimos para se dizer sustentável. Segundo o GBC Brasil estima-se que os edifícios sustentáveis oferecem uma economia de 30% no valor do condomínio. Além disso, há um aumento de 20% no valor de venda do empreendimento após 20 anos de uso. O procedimento é validado em todos os empreendimentos LEED®.

Estudos recentes efetuados pela USGBC (United States Green Building Council) estia que um prédio verde (Green Building) tem valorização imediata de 3 a 5% no mercado.

Deste modo as soluções de integração de sistemas da Autoprojects além de oferecer todos os benefícios diretos ao usuário, conforme citado anteriormente, ainda auxilia no processo de certificação LEED®, colaborando diretamente para a sustentabilidade de seu projeto.

The use of the water in the water OMEGA has extraordinary charm. Launched in 1932, Omega Ocean series, called the first piece of replica watches diving in the world; dive to 300 meters water depth is still in working order mechanical diving table; table on a cosmic ocean, diving performance is more perfect, styles but also the significant marine, sport, fashion temperament. On the land of OMEGA, it is a time accurate and design excellence and known. Launched in 1994, the world the first piece of fake hublot watches Omega mid Tourbillon watches marked the birth of the first true mid Tourbillon. In order to complete in 16.8 mm narrow to display their skills, Omega mid Tourbillon bidirectional driving Tourbillon system design and production are by hand made. The world's track and field events, the Olympic Games and other sports events are quite popular with OMEGA's top of rolex replica the table. Aerospace OMEGA also dominate in the watch industry in. The "Super Series" by the US and UK in two for the air force designated watch requisition in the two world war. Omega Speedmaster professional chronograph. In 1965 become American astronaut specified timepiece, became a Soviet cosmonaut specified timepiece in 1975. It was the first one, and the only one that was on the moon.